Com a morte de Gino Mäder, o Tour de Suisse 2023 ficou como um dos acontecimentos mais trágicos da crônica do circuito nacional. No entanto, a 86ª edição da prova masculina encontrou um digno vencedor em Mattias Skjelmose (Trek-Segafredo).

O 86º Tour de Suisse para homens é história. No contra-relógio final, cada segundo foi disputado novamente. O Espanhol Juan Ayuso (UAE Team Emirates) superou Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) por apenas oito segundos. No calor de St. Gallen, porém, vencer a etapa não foi suficiente para triunfar também na Classificação Geral.

Juan Ayuso vence a última etapa do Tour de Suisse

Skjelmose mostrou grande contra-relógio

Em uma final de tirar o fôlego, o jovem Dinamarquês Mattias Skjelmose (Trek-Segafredo) derrotou Ayuso por apenas nove segundos. O terceiro lugar geral foi Remco Evenepoel. Wout van Aert (Jumbo-Visma) garantiu a Camisa Preta, enquanto Pascal Eenkhoorn (Lotto Dstny) foi premiado como Melhor Escalador. Mattias Skjelmose, com menos de 25 anos, também foi reconhecido como o Melhor Jovem.

Eu queria ganhar para Gino hoje! Ele era uma personalidade maravilhosa e deu muito a todos na família do ciclismo. Eu queria dar algo em troca.” – disse o jovem Dinamarquês, vestido com a Camisa Amarela.

O recém-coroado vencedor do Tour de Suisse mostrou grandes emoções depois de cruzar a linha de chegada e depois apareceu na frente da mídia com grande humildade.

Mattias Skjelmose vence o Tour de Suisse

Começo sob medida em Einsiedeln

Olhando para trás, a Volta Suíça teve um ótimo começo do ponto de vista local. A vitória de Stefan Küng no contrarrelógio individual em Einsiedeln e no dia seguinte em Amarelo causou clima de festa em Einsiedeln e na 2ª etapa em Beromünster e Nottwil. Biniam Girmay também levou os torcedores da Eritreia ao êxtase com sua vitória no sprint em Nottwil. Na subida final a Villars-sur-Ollon, começou a luta pela Classificação geral. Os jovens selvagens em torno de Mattias Skjelmose causaram agitação e, mesmo após a segunda chegada na montanha em Leukerbad, três jovens ciclistas com menos de 25 anos estavam no topo da Classificação Geral.

A etapa rainha de Fiesch a La Punt deveria se tornar um grande festival de bicicletas. O fim trágico é bem conhecido. Após uma 6ª etapa neutralizada, o Campeão Mundial Remco Evenepoel venceu solo no dia seguinte. Ele dedicou a vitória a Gino Mäder: “Eu encarei a etapa do meu jeito, ou seja, a todo vapor e com a intenção de vencer a etapa para Gino”, disse Evenepoel no final.

Gino Mäder – sentiremos sua falta

A perda de Gino Mäder ofusca os eventos esportivos e causa grande tristeza em toda a família do ciclismo. Com a corrida comemorativa a Oberwil-Lieli na 6ª etapa neutralizada, todo o pelotão, a organização e os adeptos à beira da pista puderam despedir-se. “Foram dias emocionantes que nós, da equipe do Tour de Suisse, jamais esqueceremos”, disse o diretor da corrida, Olivier Senn, do coração de todos os envolvidos. “A continuação do Tour de Suisse não foi fácil, mas depois de consultar a família de Gino, nossa equipe e as equipes, acreditamos que foi a decisão certa”, continuou Senn.

O Tour de Suisse feminino agora percorre o leste da Suíça por mais dois dias, com chegadas na segunda e terça-feira em Ebnat-Kappel.

Fonte e Fotos: Tour de Suisse


Onde assistir o Tour da Suíça?

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming. A plataforma Star + reprisa as etapas.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.



Velogames

O Tour da Suíça da nossa Liga BikeBlz  #372551612 terminou assim:


 

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o Tour da Suíça no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram