Segunda semana da Vuelta, a prova dos Unipuertos, dos muritos, do Covid, da siesta e da rivalidade mais excitante do momento.

Vamos então aos nomes e fatos que mais me chamaram a atenção até o momento:

Bélgica vs Eslovénia

Remco Evenepoel (Quick-Step) versus Primoz Roglic (Jumbo-Visma) não é a rivalidade mais excitante do momento, mas é a mais importante. O Belga começou a semana a voar na crono, mas terminou a semana a limitar os danos, e fez-lo com bastante competência.
O Esloveno pelo seu lado, apesar de ter perdido tempo importante no crono, disse no final que se sentia cada vez melhor e confirmou-o na Pandera e na Sierra Nevada. Ganhou mais de 1 minuto a Evenepoel nestas duas etapas e expôs os primeiros sinais de fraqueza do Belga. No entanto, entra para a última semana a minuto e meio e não vai ser fácil descontar esse tempo.

Remco Evenepoel entra para a última semana com um minuto e meio na frente

WVA da Wish

Este titulo é injusto para Mads Pedersen (Trek-Segafredo), porque o Dinamarquês é um ciclista fabuloso. Peço desculpa ao Dinamarqueses,  mas não podem comparar Pedersen ao segundo melhor da história. É uma falta de respeito imperdoável, depois de tudo o que Wout Van Aert (Jumbo-Visma) fez por Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) no Tour.
Até porque Mads Pedersen demorou mais de 11 etapas para vencer uma etapa da Vuelta, com o segundo melhor de sempre isso era impossível de ocorrer. Tem a Camisa de Pontos praticamente garantida.

Mads Pedersen tem a Camisa de Pontos praticamente garantida

A máquina

A grande história da semana é a famosa super-hiper-mega extraordinária máquina que a UAE tem para medir a carga viral. Máquina esta que já tinha sido usada no Tour e que permitiu a Rafal Majka (UAE) continuar em prova. Desta vez foi Juan Ayuso (UAE) o felizardo, o jovem Espanhol dias antes queixava-se de fortes dores de cabeça, mas o testes davam negativo e não é que dois dias depois acusa positivo, já sem sintomas e ainda por cima com carga viral baixa!
Magic Matxin is in the house.

A grande questão: Como é que uma equipe tem esta máquina e a UCI e Unipublic/ASO não?

Como sempre as equipes/ciclistas estão um passo à frente.

Borineos

Duas super-equipes que no final da segunda semana estão condenadas a lutar apenas por etapas e nesse departamento estão empatadas. Sam Bennett (Bora-Hansgrohe) e Richard Carapaz (Ineos) deram duas vitórias de etapas às suas equipas. Provavelmente as duas acabarão com ciclistas no Top-10 adicionando as vitórias de etapa, acabam por salvar a Vuelta destes dois conjuntos de luxo.

Transmissão TV

Falham ataques decisivos, o helicóptero parece mais perdido que um peido na jacuzzi, no final da etapa preferem acompanhar o soigneur do vencedor a limpar a cara do ciclista, a colocar quem está a passar pela meta, demasiado tempo a filmar a fuga, etc…

A Vuelta tem sorte porque este ano tivemos o Giro, uma das piores transmissões de ciclismo que já assisti.

Fugas

Das seis etapas desta semana, metade foram ganhas pela fuga. Duas etapas para Richard Carapaz (Ineos), a locomotora de Carchi esteve imparável esta semana, a outra vitória na fuga foi de Thymen Arensmann (DSM), que ganhou no céu andaluz da Sierra Nevada e entrou no Top-10 graças a isso.

7 vitórias da fuga em 13 etapas (as duas cronos não contam), cerca de 54% de sucesso.

A rivalidade

E para terminar temos de falar da rivalidade mais excitante do momento. A maravilhosa e inesquecível temporada 2021 na Movistar de Enric Mas (Movistar) e Miguel Angel Lopez (Astana) perdura.

Na Sierra de la Pandera quando Enric Mas fica para trás, Miguel Angel Lopez que até aí não tinha ajudado Roglic fez questão de meter a cara ao vento para enterrar o amigo Espanhol. No dia seguinte na Sierra Nevada, Lopez ataca, Mas responde e depois recusa ajudar o Colombiano. Enric Mas podia ter acabado o dia no 2º lugar da Geral, mas para ele a rivalidade é mais importante, Roglic agradece.

Enric Mas

E foi isto.

Adiós muchachos.


→ Tudo sobre a Vuelta da Espanha

Fotos: A.S.O / Charly Lopez, Luis Angel Gomez, SprintCycling, Luis Angel Gomez, SprintCyclingAgency, Antonio Baixauli López, Antonio Baixauli, Toni Baixauli

→ Onde assistir a Vuelta da Espanha?

Hastags da prova: #LaVuelta22, #BikeBlz


Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a VUELTA 2022 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossas redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte mais bonito do mundo.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram